A sociedade contemporânea, tem se mostrado completamente contraditória nos dias atuais. Onde, apesar de termos a maior concentração de pessoas nos centros urbanos de todos os tempos, a solidão tem aumentado igualitariamente. O grande problema, é que, junto com a solidão vem diversos outros problemas de saúde sérios, como a depressão.
Todos nós, nos tempos modernos, sofremos de certa forma com a solidão. Um dos principais fatores que podem ter causado esse aumento exponencial da solidão, é o desenvolvimento imenso dos meios de comunicação, com os quais, nem precisamos encontrar uma pessoa, para nos comunicarmos com ela. Com a invenção, e a popularização da internet e dos celulares, a interação social passou a ser cada vez menos pessoal, e mais virtual.
O grande porém deste fato, é que ao mesmo tempo em que podemos nos comunicar virtualmente, agilizando o processo de comunicação, os seres humanos precisam da interação social, para se sentirem parte integrante da sociedade. Sem socialização, nos sentimos obsoletos, e acabamos por tornarmos depressivos.
A solidão pode também ser causada, pelo excesso de zelo em relação à privacidade. Hoje, privamos nossos vizinhos e até amigos de muitos fatos sobre nossa vida, causando uma inexistência de confiança mutua que acaba gerando de fato mais solidão.
No mundo contemporâneo, apesar de termos ferramentas, que se usadas corretamente, podem e vão trazer muitos benefícios a nossa qualidade de vida, o uso excessivo das mesmas, e a privação de diferentes tipos de interação, acabam causando um grave problema pra diversas pessoas.
O sentimento de solidão, é muito ruim para as pessoas, e esse sintoma piora ainda mais, num mundo demasiadamente capitalista e competitivo. O que todos necessitamos para evitar a solidão e a depressão, é apenas acertar o balanço entre a interação social real e a virtual, visando um aumento progressivo da felicidade e bem estar do individuo dentro da sociedade.
Autor: Leonardo Higor Panke
Texto Argumentativo sobre Solidão na Sociedade Contemporânea
Muito boommmm!!!
ResponderExcluir